Mensagem da Direção

Mensagem da Presidente da Direção

A APEFOR – Associação Portuguesa de Entidades Formadoras, é o resultado do trabalho de um grupo de entidades formadoras que, de forma altruísta, tem cooperado ativamente, apresentando propostas junto de instâncias nacionais e europeias, tendo em vista influenciar a resolução dos principais problemas que assolam as entidades formadoras privadas, com foco no interesse coletivo e na melhoria da educação e qualificação da população portuguesa.

Vivem-se tempos muito difíceis, nunca como agora foi tão importante e necessária a união das entidades formadoras. As alterações profundas a que temos assistido, nomeadamente ao nível dos programas de financiamento, têm arrastado as entidades formadoras para situações muito críticas.

A falta de cumprimento de prazos, por parte dos programas operacionais, tem contribuído para a perda de confiança e descredibilização da formação profissional e da própria imagem das entidades formadoras junto dos seus formandos, formadores e parceiros, o que é insustentável. Esta situação é complemente inaceitável num Estado de Direito que contende como princípio basilar, a dignidade da pessoa humana, previsto no artigo primeiro da Constituição Portuguesa.

Por outro lado, é também fundamental todos juntos contribuirmos para desenvolver esta atividade com padrões de qualidade ao nível da excelência, dando resposta às necessidades de formação efetivas da população portuguesa e aumento da produtividade.

É tempo de nos unirmos e agirmos na defesa de um setor que é a base de qualquer estratégia de desenvolvimento e que tem um grande impacto na sociedade.

Sabendo que juntos podemos influenciar a resolução dos principais constrangimentos que nos afetam, é uma boa razão para convidarmos todas as entidades formadoras privadas a associarem-se. Desta forma, podem dar o vosso contributo para a melhoria da qualidade e sustentabilidade da formação e da qualificação da população portuguesa. Esta Associação precisa de todos, para sermos mais fortes, mais eficazes, mais participativos, mais respeitados, mais ouvidos e mais valorizados.
Da nossa parte, podem contar com o nosso empenho, seriedade e responsabilidade. Pretendemos ter uma postura transparente e de comunicação direta e dinâmica. Para tal, estamos a materializar estratégia de comunicação que assentam em duas vertentes: Comunicação para o público em geral, já foi criada uma página web – www.apefor.pt, onde consta informação relevante sobre a associação, o plano de atividades e os eventos. Podem ainda, as entidades formadoras que assim o desejarem, aceder ao menu de adesão de associados e proceder à formalização da sua candidatura a associado. Esta página, foi construída pela Digital Green do Grupo da Zona Verde e oferecido pelo Vice-presidente da APEFOR – Jorge Pereira e CEO da Zona Verde, ao qual agradecemos desde já a sua enorme generosidade. Temos também uma página do Facebook para partilha de informação relevante sobre o setor. Na vertente de comunicação para os associados, estamos a dinamizar um grupo fechado no Facebook que funciona como Fórum de debate, discussão, esclarecimento de dúvidas e partilha de boas práticas. Podem fazer parte deste grupo, os associados e respetivos colaboradores, devidamente autorizados.

Caros colegas, contamos convosco.

 

Sejam muito bem-vindos!